Números inteiros

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EXERCÍCIOS
1) Observe os números e diga:
-15, +6, -1, 0, +54, +12, -93, -8, +23, -72, +72
a) Quais os números inteiros negativos?
R: ,,,,
b) Quais são os números inteiros positivos?
R: ,,,,

 

2) Qual o número inteiro que não é nem positivo nem negativo?
R: É o número


3) Escreva a leitura dos seguintes números inteiros:
Exemplos:
- 4 = quatro negativo
+6 = seis positivo

a) -8 =
b)+6 =
c) -10 =
d) +12 =
e) +75 =
f) -100 =


4) Observe seguintes sentenças e responda V para as verdadeiras e F para as falsas.

a) +4 = 4 ( )
b) -6 = 6 ( )
c) -8 = 8 ( )
d) 54 = +54 ( )
e) 93 = -93 ( )


5) As temperaturas acima de 0°C (zero grau) são representadas por números positivos e as temperaturas abaixo de 0°C, por números negativos. Represente a seguinte situação com números inteiros relativos:

a) 5° acima de zero =
b) 3° abaixo de zero =
c) 9°C abaixo de zero=
d) 15° acima de zero =


REPRESENTAÇÃO DOS NÚMEROS INTEIROS NA RETA

reta.png

6) Observe a reta numérica acima e escreva os números inteiros:

a) compreendidos entre 1 e 7 ( , , , , )
b) compreendidos entre -3 e 3 ( , , , , )
c) compreendidos entre -4 e 2 ( , , , , )
d) compreendidos entre -2 e 4 ( , , , , )
e) compreendidos entre -5 e -1 ( , , )
f) compreendidos entre -6 e 0 ( , , , , )


7) Com base na reta numérica acima, responda:

a) Qual é o sucessor de +8?
b) Qual é o sucessor de -6?
c) Qual é o sucessor de 0 ?
d) Qual é o antecessor de +8?
e) Qual é o antecessor de -6?
f) Qual é o antecessor de 0 ?


8) Escreva em Z o antecessor e o sucessor dos números:
Exemplo:
+18 (R: +17 e +19)


a) +4 (R: e )
b) -4 (R: e )
c) 54 (R: e )
d) -68 (R: e )
e) -799 ( R: e )
f) +1000 (R: e )


NÚMEROS OPOSTOS E SIMÉTRICOS
Na reta numerada, os números opostos estão a uma mesma distancia do zero.
Observe que cada número inteiro, positivo ou negativo, tem um correspondente com sinais deferentes

reta.png

Exemplos:
a) O oposto de +1 é -1.
b) O oposto de -3 é +3.
c) O oposto de +9 é -9.
d) O oposto de -5 é +5.
Obsevação: O oposto de zero é o próprio zero.

9) Determine:
a) O oposto de +5 = ( )
b) O oposto de -9 = ( )
c) O oposto de +6 = ( )
d) O oposto de -6 = ( )
e) O oposto de +18 = ( )
f) O oposto de -15 = ( )
g) O oposto de +234= ( )
h) O oposto de -1000 = ( )


COMPARAÇÃO DE NÚMEROS INTEIROS
Dados dois números quaisquer, o que está à direita é o mair deles, e o que está à esquerda, o menor deles.

10) Qual é o número maior ?
a) +1 ou -10 ( )
b) +30 ou 0 ( )
c) -20 ou 0 ( )
d) +10 ou -10 ( )
e) -20 ou -10 ( )
f) +20 ou -30 ( )
g) -50 ou +50 ( )
h) -30 ou -15 ( )


11) Compare os seguites pares de números, dizendo se o primeiro é maior, menor ou igual

a) +2 e + 3 ( )
b) +5 e -5 ( )
c) -3 e +4 ( )
d) +1 e -1 ( )
e) -3 e -6 ( )
f) -3 e -2 ( )
g) -8 e -2 ( )
h) 0 e -5 ( )
i) -2 e 0 ( )
j) -2 e -4 ( )
l) -4 e -3 ( )
m) 5 e -5 ( )
n) 40 e +40 ( )
o) -30 e -10 ( )
p) -85 e 85 ( )
q) 100 e -200 ( )
r) -450 e 300 ( )
s) -500 e 400 ( )


12) coloque os números em ordem crescente.

a) -9, -3, -7, +1 , 0 ( , , , , )

b) -2, -6, -5, -3, -8 ( , , , , )

c) 5, -3, 1, 0, -1, 20 ( , , , , , )

d) 25, -3, -18, +15, +8, -9 ( , , , , , )

e) +60, -21, -34, -105, -90 ( , , , , )

f) -400, +620, -840, +1000, -100 ( , , , , )


13) Coloque os números em ordem decrescente

a) +3, -1, -6, +5, 0 ( , , , , )

b) -4, 0, +4, +6, -2 ( , , , , )

c) -5, 1, -3, 4, 8 ( , , , , )

d) +10, +6, -3, -4, -9, +1 ( , , , , , )

e) -18, +83, 0, -172, -64 ( , , , , )

f) -286, -740, +827, 0, +904 ( , , , , )


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