EXERCĂCIOS
1) Observe os números e diga:
-15, +6, -1, 0, +54, +12, -93, -8, +23, -72, +72
a) Quais os números inteiros negativos?
R:
,
,
,
,
b) Quais são os números inteiros positivos?
R:
,
,
,
,
Verificar
2) Qual o número inteiro que não é nem positivo nem negativo?
R: É o número
Verificar
3) Escreva a leitura dos seguintes números inteiros:
Exemplos:
- 4 = quatro negativo
+6 = seis positivo
a) -8 =
b)+6 =
c) -10 =
d) +12 =
e) +75 =
f) -100 =
Verificar
4) Observe seguintes sentenças e responda V para as verdadeiras e F para as falsas.
a) +4 = 4 (
)
b) -6 = 6 (
)
c) -8 = 8 (
)
d) 54 = +54 (
)
e) 93 = -93 (
)
Verificar
5) As temperaturas acima de 0°C (zero grau) são representadas por números positivos e as temperaturas abaixo de 0°C, por números negativos. Represente a seguinte situação com números inteiros relativos:
a) 5° acima de zero =
b) 3° abaixo de zero =
c) 9°C abaixo de zero=
d) 15° acima de zero =
Verificar
REPRESENTAÇÃO DOS NÚMEROS INTEIROS NA RETA
6) Observe a reta numérica acima e escreva os números inteiros:
a) compreendidos entre 1 e 7 (
,
,
,
,
)
b) compreendidos entre -3 e 3 (
,
,
,
,
)
c) compreendidos entre -4 e 2 (
,
,
,
,
)
d) compreendidos entre -2 e 4 (
,
,
,
,
)
e) compreendidos entre -5 e -1 (
,
,
)
f) compreendidos entre -6 e 0 (
,
,
,
,
)
Verificar
7) Com base na reta numérica acima, responda:
a) Qual é o sucessor de +8?
b) Qual é o sucessor de -6?
c) Qual é o sucessor de 0 ?
d) Qual é o antecessor de +8?
e) Qual é o antecessor de -6?
f) Qual é o antecessor de 0 ?
Verificar
8) Escreva em Z o antecessor e o sucessor dos números:
Exemplo:
+18 (R: +17 e +19)
a) +4 (R:
e
)
b) -4 (R:
e
)
c) 54 (R:
e
)
d) -68 (R:
e
)
e) -799 ( R:
e
)
f) +1000 (R:
e
)
Verificar
NÚMEROS OPOSTOS E SIMÉTRICOS
Na reta numerada, os números opostos estão a uma mesma distancia do zero.
Observe que cada número inteiro, positivo ou negativo, tem um correspondente com sinais deferentes
Exemplos:
a) O oposto de +1 é -1.
b) O oposto de -3 é +3.
c) O oposto de +9 é -9.
d) O oposto de -5 é +5.
Obsevação: O oposto de zero é o próprio zero.
9) Determine:
a) O oposto de +5 = (
)
b) O oposto de -9 = (
)
c) O oposto de +6 = (
)
d) O oposto de -6 = (
)
e) O oposto de +18 = (
)
f) O oposto de -15 = (
)
g) O oposto de +234= (
)
h) O oposto de -1000 = (
)
Verificar
COMPARAÇÃO DE NÚMEROS INTEIROS
Dados dois números quaisquer, o que está à direita é o mair deles, e o que está à esquerda, o menor deles.
10) Qual é o número maior ?
a) +1 ou -10 (
)
b) +30 ou 0 (
)
c) -20 ou 0 (
)
d) +10 ou -10 (
)
e) -20 ou -10 (
)
f) +20 ou -30 (
)
g) -50 ou +50 (
)
h) -30 ou -15 (
)
Verificar
11) Compare os seguites pares de números, dizendo se o primeiro é maior, menor ou igual
a) +2 e + 3 (
)
b) +5 e -5 (
)
c) -3 e +4 (
)
d) +1 e -1 (
)
e) -3 e -6 (
)
f) -3 e -2 (
)
g) -8 e -2 (
)
h) 0 e -5 (
)
i) -2 e 0 (
)
j) -2 e -4 (
)
l) -4 e -3 (
)
m) 5 e -5 (
)
n) 40 e +40 (
)
o) -30 e -10 (
)
p) -85 e 85 (
)
q) 100 e -200 (
)
r) -450 e 300 (
)
s) -500 e 400 (
)
Verificar
12) coloque os números em ordem crescente.
a) -9, -3, -7, +1 , 0 (
,
,
,
,
)
b) -2, -6, -5, -3, -8 (
,
,
,
,
)
c) 5, -3, 1, 0, -1, 20 (
,
,
,
,
,
)
d) 25, -3, -18, +15, +8, -9 (
,
,
,
,
,
)
e) +60, -21, -34, -105, -90 (
,
,
,
,
)
f) -400, +620, -840, +1000, -100 (
,
,
,
,
)
Verificar
13) Coloque os números em ordem decrescente
a) +3, -1, -6, +5, 0 (
,
,
,
,
)
b) -4, 0, +4, +6, -2 (
,
,
,
,
)
c) -5, 1, -3, 4, 8 (
,
,
,
,
)
d) +10, +6, -3, -4, -9, +1 (
,
,
,
,
,
)
e) -18, +83, 0, -172, -64 (
,
,
,
,
)
f) -286, -740, +827, 0, +904 (
,
,
,
,
)
Verificar
Voltar