Leia o texto abaixo:
Cada salto em distância de algumas espécies de cangurus corresponde a 10 metros. Já o sapo pula 5,5 metros. Em termos de altura, o canguru alcança 2,7 metros, menos que o puma (3,1 metros) e mais que o coiote (1,2 metros).
O avestruz mede de 1,80 a 2,50 metros de altura – o mesmo tamanho de um camelo. As girafas atingem os 7 metros, o mesmo que um prédio de 2 andares.
Agora reescreva os números no quadro abaixo. (Na ordem que eles aparecem no texto).
Agora responda:
O que diferencia os números decimais dos naturais?
a) a vírgula
b) a quantidade de números
c) os números antecessores
Alternativa correta:
O fato de nosso sistema de numeração ser posicional e ter base dez permite que as frações sejam representadas com números decimais.
Em quantas partes o inteiro foi dividido?
Foi dividido em
partes
Quantas partes foram pintadas?
Foram pintadas
partes
ATIVIDADES
1) Observe o desenho, e escreva a fração e o número decimal que cada desenho representa. Siga o modelo!!
Forma fracionária = 7/10
Forma decimal = 0,7
Forma fracionária =
Forma decimal =
Forma fracionária =
Forma decimal =
Forma fracionária =
Forma decimal =
Forma fracionária =
Forma decimal =
2) Observe o desenho abaixo, e escreva o número decimal:
Laranja =
Azul =
Amarelo =
Rosa =
Resposta a =
Resposta b =
Resposta c =
Resposta d =
Resposta e =
Resposta f =
4) Dado o número decimal, diga a que fração corresponde:
Exemplo: 0,10 = 10/100
a) 0,566
b) 0,13
c) 0,00098
d) 0,077
5) Para cada caso, somar o número de uma linha com o número de uma coluna. O resultado fica no cruzamento da linha com a coluna.
6) Para cada caso, subtrair o número de uma linha com o número de uma coluna. O resultado fica no cruzamento da linha com a coluna.
7) Qual é a alternativa que representa a fração 9/2 em números decimais?
a. 3,333
b. 4,25
c. 5,01
d. 4,5
Alternativa correta é a letra
8) Qual é a alternativa que representa a fração 35/1000 em números decimais?
a. 0,35
b. 3,5
c. 0,035
d. 35
Alternativa correta é a letra
9) Qual é a alternativa que representa o número 0,65 na forma de fração?
a. 65/10
b. 65/100
c. 65/1000
d. 65/10000
Alternativa correta é a letra
10) Observe as frações e suas respectivas representações decimais.
I. 3/1000 = 0,003
II. 2367/100 = 23,67
III.129/10000 = 0,0129
IV. 267/10 = 2,67
Utilizando as igualdades acima, escolha a alternativa correta?
a. I e II
b. I e IV
c. I, II e III
d. I, II, III e IV
Alternativa correta é a letra
11) Qual é a alternativa que representa a soma dos números decimais 0,65 e 0,15?
a. 0,80
b. 0,77
c. 0,67
d. 1,00
Alternativa correta é a letra
12) Qual é a alternativa que representa a soma 4,013+10,182?
a. 14,313
b. 13,920
c. 14,195
d. 14,083
Alternativa correta é a letra
13) Qual é a alternativa que é igual à subtração do número decimal 242,12 do número decimal 724,96?
a. 48,284
b. 586,28
c. 241,59
d. 482,84
Alternativa correta é a letra
14) Qual é a alternativa que representa a subtração 3,02-0,65?
a. 2,37
b. 3,37
c. 1,32
d. 23,7
Alternativa correta é a letra
15) O número decimal 0,03 pode ser escrito por extenso como:
a. três décimos
b. três centésimos
c. três milésimos
Alternativa correta é a letra
16) Associar o número 15,435 à alternativa que o representa:
a. Quinze inteiros e quatrocentos e trinta e cinco centésimos
b. Cento e cinquenta e quatro e trinta e cinco centésimos
c. Quinze inteiros e quatrocentos e trinta e cinco milésimos
Alternativa correta é a letra
17) Associar as frações 3/2, 9/2 e 1/2 com as letras, segundo os seus devidos lugares na reta numerada.
a. A = 1/2, B = 9/2, C = 3/2
b. A = 9/2, B = 3/2, C = 1/2
c. A = 3/2, B = 1/2, C = 9/2
Alternativa correta é a letra
18) Realize as operações indicadas abaixo e confirmar as respostas indicadas.
(Responda: correta ou errada)
a. 3,9 × 8,2 = 31,98
b. 5,79 x 15 = 30,20
c. 2,315 × 6 = 13,89
d. 26,45 : 5 = 5,29
e. 58,24 : 2 = 29,12
19) Qual é o sinal de desigualdade que deve ser posto em cada situação abaixo?
Responda com os sinais " > " ou "<"
0,29
0,21 |
8,9
9,2 |
1,03
10,2 |
10,01 9,99 |
2,09 1,9 |
0,901 9,01 |
20) Qual é a palavra: "maior" ou "menor" que deve ser posta entre cada par de frações, nas situações abaixo?
a. 1/5 é
que 1/3
b. 2/7 é
que 3/9
c. 3/4 é
que 1/2